Vale a pena trocar o Telegram padrão pelo Telegram X?

AtualizaçãoVeja aqui uma comparação mais recente!


O Telegram X (Android | iOS) foi escrito do zero, com uma base de código completamente nova e sem todos os componentes legados que o Telegram padrão acumula ao longo dos anos. A missão do novo projeto é fazer um Telegram mais rápido e fácil de usar a cada mês que passa.

Por que um novo Telegram que irá concorrer com sua própria linha de apps?
A equipe de desenvolvedores reconhece que obteve inspiração de outros mensageiros. "Mas, com o passar dos anos, vimos cada vez menos inovação dos competidores, que agora parecem se contentar apenas em adaptar recursos do Telegram às suas plataformas, com um atraso médio de dois anos." Nesse ambiente, dizem, "começamos a contar com a concorrência interna para alimentar as nossas chamas."



Mas, fãs do Telegram, vale a pena substituir o app tradicional pelo software experimental?
Um estímulo inicial seria o fato do Telegram X estar sendo apresentado como mais rápido e mais eficiente quanto ao consumo de bateria. Ao instalar o app você notará de cara que o ícone, em um azul mais escuro, não é tão atrativo quanto o do Telegram padrão, e que o X ainda não oferece opção de interface em outras línguas além do inglês. O modo defaultde apresentação é o noturno, que muitos usuários adoram. Se esse não é o seu caso, basta desativá-lo nas configurações, sendo também possível ativar o modo noturno automático ("Auto Night Mode"), de acordo com a luminosidade, nos smartphones que possuem o sensor; nos outros, essa opção não é exibida. O tamanho padrão de texto será, para alguns usuários, muito pequeno. Nesse caso, como foi o nosso, pode-se ajustá-lo nas configurações (Themes and Mods -> Text Size).
Por padrão também, o X vem com suporte a marcação Markdown ativada, uma nova aba de chamadas, além de outras modificações de interface; algumas delas estranhas a princípio, como os balões com menos contraste nas mensagens do remetente, e algumas imediatamente bem-vindas, como a função melhorada de compartilhamento de mensagens por gesto (deslizamento à direita).
Da mesma forma que os usuários antigos e frequentes do Telegram notam o cuidado nos detalhes, em provavelmente dezenas de recursos (muito deles sequer mencionados quando se fazem comparações do tipo "WhatsApp versus Telegram"), os novos usuários do X encontrarão pequenas e valiosas funcionalidades "escondidas", que se descobrem aos poucos ou apenas se mostram quando necessárias. 

Enfim, mesmo que você já esteja plenamente satisfeito com a versão padrão do Telegram, poderá, especialmente se gosta de experimentar novas tecnologias e abordagens, curtir o X, sempre lembrando de ajustá-lo às suas preferências, já que as opções padrão podem não ser as melhores pra você. Várias das experiências realizadas nessa nova geração do Telegram podem ser incorporadas ao tradicional, podendo ou não o X vir a torna-se o app padrão oficial. Mas seja qual for sua escolha, com certeza desfrutará de um mensageiro poderoso no qual se pode perceber uma esmerada atenção até aos menores elementos.
#ficaadica: Para facilitar o processo, instale primeiro o X antes de desinstalar o Telegram normal, pois você poderá receber o código de ativação neste último.

Ver também
Telegram tunadão

💡 Veja as últimas notícias publicadas no nosso canal.
🤖 Consulte uma Inteligência Artificial.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário