quarta-feira, 25 de abril de 2018

AnySay: Pequeno app para Android envia mensagens sem Internet

English | Español

Existem vários apps atualmente (e há vários promissores prestes a ser lançados ou em fase de testes, tais como RightMesh MeshIM, BlockMesh e Gridnet) que tentam permitir a comunicação sem Internet. Um dos mais famosos é o Firechat, disponível para iOS e Android, com mais de 1 milhão de downloads só na Play Store. Outro, com excelentíssima conectividade offline é o Briar. Entre os top nessa categoria, não podemos deixar de mencionar ainda o Bridgefy. No entanto, cada um deles tem um ponto fraco marcante: O Firechat deixa a desejar em celulares sem bluetooth low energy (uma versão da especificação em geral implementada em dispositivos mais modernos). O Bridgefy pede uma conexão à Internet ao ser utilizado depois de ligar o smartphone. E para usar o Briar, temos que fazer login toda vez que o dispositivo é reiniciado (essa é uma característica justificada pela segurança, não um defeito ou fraqueza técnica, e que poderia ser "relaxada" futuramente em prol da usabilidade. Atualmente, no entanto, quem deseja fazer um uso mais leve do aplicativo, sem preocupações extremas com privacidade, achará essa característica um tanto inconveniente).
Tudo isso dito para apresentar o surpreendente app AnySay, que possibilita, igual ao citados anteriormente, o envio de mensagens sem nenhuma Internet. Esse pequeno aplicativo esquecido na Play Store (com poucas dezenas de downloads e última atualização em 2016) também têm seus pontos fracos, como não permitir a comunicação privada entre dois usuários, não entregar as mensagens instantaneamente (podem levar até cerca de 1 minuto), e não se valer em nenhum momento de uma eventual conexão à Internet para ampliar a rede.  Porém, possui uma fantástica capacidade de entregar as mensagens mesmo sem estar conectado a nenhum Wi-Fi. Como já dissemos acima, o Briar possui conectividade (sem internet) das melhores, utilizando bluetooth ou um ponto de acesso Wi-Fi. Da mesma forma, Bridgefy, Firechat e estes tantos outros que testamos, precisam de bluetooth, Wi-Fi Direct, ativar o roteador e/ou que os dispositivos estejam conectados a um Wi-Fi (ainda que este não esteja provendo Internet).



O que faz do AnySay único e fascinante é sua capacidade de distribuir as mensagens sem bluetooth e mesmo sem a presença de nenhum ponto de acesso Wi-Fi! Se você, leitor, conhece outro app para Android que possa fazer isso, pedimos encarecidamente que mencione-o nos comentários. O arquivo de instalação não possui nem 2Mb. O AnySay utiliza um esquema cíclico de dormir-despertar para economizar bateria.
É uma pena que um app assim não tenha recebido a atenção merecida. Se quiser enviar uma mensagem de incentivo ao desenvolvedor, esse é o email de contato que aparece em sua página na Google Play.
Seguir

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...