quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Qwasap: Bot de chat geolocalizado para Telegram

Guia rápido

• Ao iniciar o Qwasap (@qwasapbot), deverás escolher um idioma de interface. As opções disponíveis atualmente são português, espanhol/castelhano, inglês e esperanto.
• Em seguida precisarás informar uma localização. Em um dispositivo móvel podes clicar no clipe

e selecionar Localização e enviar tua localização atual (ou outra que desejares); ou digitar uma cidade (Exemplos: Florianópolis; Cáceres, MT, Brasil).



Isso já é o suficiente para participar da conversa local. Também podes clicar em "Radio" ("Radius") para definir um raio da localização, dentro do qual poderás enviar e receber mensagens; escolha dentre as opções sugeriras pelo bot ou digite o valor que desejar (por exemplo, 500 Km; o raio máximo permitido é de 999 Km):


Comandos comuns

Obs.: Não te esqueças da barra "/" antes de cada comando.

/name novo nome Mudar o teu nome (nick) no Qwasap
/info Mostrar informação relevante sobre ti e tua localização (incluindo o número de usuários definidos em tua posição atual)
/priv Para enviar mensagem privada para um usuário
/ban Bloquear usuário inconveniente
/unban Desbloquear um usuário
/up Avaliar positivamente um usuário
/down Avaliar negativamente um usuário
/imagemsg Desativar ou reabilitar a recepção de imagens e outros arquivos não incluídos nos seguintes comandos
/videomsg Desativar ou reabilitar a recepção de vídeos
/audiomsg Desativar ou reabilitar a recepção de áudios
/stickermsg Desativar ou reabilitar a recepção de adesivos
/recover Mostrar as últimas mensagens enviadas em dada localização ou QP
/recover #hashtag Mostrar 30 mensagens que foram marcadas com a palavra ou hashtag indicada em todas as áreas de chat (QPs) de uma localização
/filter #hashtag Para passar a receber apenas mensagens com determinada hashtag. Envie /filter sem parâmetro para voltar a receber todas as mensagens.
/location Mudar a localização
/hot Mostrar a lista de localizações com mais atividades nas últimas 24 horas
/
radius Permite mudar o raio de alcance de tuas mensagens a partir da localização definida
/pole Te enviar para uma localização aleatória em algum lugar do mundo. Para ver para onde foste, digite /info
/qp Criar ou acessar uma área de chat personalizada que independe de localização
/extrainfo Desativar ou reativar a recepção de mensagens de broadcasting
/lang Mudar o idioma de interface
/helpcommands Para ajuda sobre a utilização dos comandos

Obs.: Os comandos e conceitos são melhor explicados na seção a seguir.
Obs. 2: Para deixar de receber mensagens por um tempo, selecione "Silenciar notificações" nas configurações do bot:


Respostas à perguntas frequentes (FAQ)

O que é Qwasap?

"Um bot que te permite conversar com pessoas localizadas em qualquer parte do mundo. Qwasap é uma rede pública, livre e aberta de ajuda e intercâmbio de informação a nível local."

Que posso fazer com Qwasap?
"Enviar e receber mensagens em uma localização geográfica dentro do raio que decidires."

O que é esse número que aparece antes dos nomes de usuário?
"Os usuário no Qwasapbot aparecem nos chat com formato "ID Nome de usuário:" (Exemplo: 123456 Boby Mcguire:). Esse número é único para cada usuário. É sua identidade no Qwasapbot e evita que outro usuário, usando o mesmo nome, possa confundir os outros ou tentar suplantar a identidade de outro. Dessa forma se mantém a privacidade (não é possível acessar o perfil do usuário Telegram) ao mesmo tempo em que mantém uma identidade única. Essa ID nos permitirá, ainda, criar novas e interessantes funcionalidade no Qwasapbot."

O que são os comandos de Qwasap?
"Ordens que podes enviar ao bot. Simplesmente escreve / na área de texto e verás os comandos disponíveis. Faz clique em um deles e o a ordem será enviada ao bot. Também podes escrevê-los diretamente adicionando os argumentos quando necessários. A lista de comandos com seus usos e exemplos pode ser consultada a qualquer momento enviando o comando /helpcommands (também acessível pelo menu 'Ayuda / 'Help')."

Como definir a localização no Qwasap?
"Há quatro maneiras:
• Aperta o botão 'Mi ubicación' / 'My location' e o bot pegará a localização enviada pelo seu dispositivo, se for possível.
• Enviar /location + endereço ou cidade ou coordenadas (latitude longitude). O bot te enviará um mapa e as coordenadas.
• Apertando o ícone de clipe, seleciona 'location' e em seguida a localização que quiseres no mapa. Essa pode ser a real ou outra que prefiras. Esta opção não está disponível na versão web / desktop de Telegram."

Como guardar as localizações favoritas?
"Simplesmente aperta o botão ❤️ e acessarás tua agenda pessoal de localizações favoritas. Verás tua lista de localizações guardadas. Poderás acessá-las só clicando no link que há em cada uma delas. Também poderás apagar as que queiras ou adicionar tua localização atual. Podes guardar até 9 localizações favoritas."

Posso ver as mensagens anteriores em uma localização?
"Fizemos Qwasap para que seja o mais parecido a chegar a um lugar e começar e ver e interagir com o que ocorre ali. Verás as mensagens novas a partir do momento em que entras em uma área. Mas se queres dar uma olhada nas 10 mensagens anteriores à sua chegada, há um truque: Envia /recover"

O que são os QPs?
Em Qwasapbot é possível abrir espaços temáticos ou privados chamados de QP. É tão simples como enviar /qp nome-que-quiser (exemplos: /qp 5670 ou /qp continuar a falar ou /qp xRt32Fg# ou o que desejar, com até 45 caracteres). Uma peculiaridade dos QPs é que não dependem da localização ou do raio de cada usuário que entra no QP.
Dica: se você entrou tarde para um QP no qual mais pessoas conversam, envie o comando /recover para ver algumas mensagens anteriores. E para voltar à conversa geral de sua localização, basta digitar /qp (sem nenhum argumento)

Como enviar mensagens privadas?
"Podes enviar mensagens privadas a qualquer usuário apenas conhecendo seu número ID. As mensagens privadas são recebidas independentemente da localização do receptor e aparecem marcadas com o ícone 📪 seguido da ID e nome do remetente. Para enviar uma mensagem privada se utiliza o comando /priv seguido do número ID do destinatário e a mensagem. Exemplo: /priv 30 Oi, gostaria de fazer uma observação importante. Atualmente existe um limite de mensagens privadas. Podes enviar até 10 ao dia. As mensagens privadas admitem unicamente texto; não é possível anexar fotos, gifs ou arquivos. Se não queres receber mensagens privadas de um determinado usuário, utiliza o comando /ban seguido de seu número ID. As mensagens privadas privadas são úteis para oferecer alguma explicação que não convenha que seja pública, contactar um usuário conhecido que não se sabe em que localização se encontra, marcar para conversar em um QP ou em um chat de Telegram ou para qualquer outra coisa que te venha à cabeça. Apenas não esquece das condições de uso do Qwasap. O mal uso das mensagens privadas pode resultar na expulsão do sistema."

Como posso avaliar um usuário?
"Em Qwasap existe um sistema de avaliação de usuários básico mas muito útil. Podes avaliar positivamente ou negativamente a qualquer usuário. O procedimento é o seguinte: envia /up ID para avaliar positivamente ou /down ID para avaliar negativamente. ID é o número de identificação pessoal do usuário. Só podes avaliar cada usuário uma vez, no entanto podes mudar o voto quantas vezes quiser. Para todos os efeitos contará somente o último voto que tenhas outorgado. O saldo de avaliações que os outros usuários tenham feito de ti aparece em tua própria informação, a qual podes ver sempre que queiras enviando /info. Ao alcançar determinado número de avaliações se obtém um selo que será visível para todo mundo na frente da tua ID. A escala atual é a seguinte:

    🔅 10 avaliações positivas.
    🔆 50 avaliações positivas.
    🌟 500 avaliações positivas.
    👺 10 avaliações negativas.

Cada voto positivo é um +1 e cada negativo é um -1. O saldo é a soma de positivos e negativos.

Esta escala pode ser modificada segundo a evolução e número de usuários globais de Qwasap

No futuro, este saldo de avaliações pode supor que cada usuário desfrute de certas vantagens adicionais, ou, em caso de ter o selo negativo, que não possa realizar certas ações."

Que posso fazer se há usuários irritantes?
"Nossas condições de uso são muito claras a respeito de usuários inconvenientes ou que compartilhem material inadequado através de Qwasap.  No caso de que simplesmente não queiras ver as comunicações de determinados usuários, há uma forma fácil de torná-los invisíveis. Basta usar o comando /ban seguido do número ID desse usuário. A lista dos usuários que bloqueaste se vê ao enviar /info. Se desejas desbloquear a algum que bloqueaste previamente, usa /unban seguido de seu número ID. Exemplo: /ban 52940 ou /unban 52940".

Para que servem os filtros?
"A opção de filtrar mensagens é uma característica que será muito útil no futuro, mas que já existe em Qwasapbot. Quando os usuários marquem mensagens importantes com #hashtags, outros usuários poderão filtrar as mensagens que querem receber com o comando /filter #hashtag (exemplo: /filter bitcoin). Desta maneira, só recebem mensagens que contenham essa hashtag. Para eliminar o filtro e começar a receber todas as mensagens nessa localização, basta enviar /filter (sem nada mais)."

Posso usar negrito e itálico nas mensagens?
"Sim. Podes pôr partes de tua mensagem em negrito *colocando esse texto entre asteriscos*. Igualmente, para colocar um texto em itálico _basta colocá-lo entre underscore_. Devido a que o Telegram não admite esse formato, a pessoa que envia verá seu texto tal qual o escreveu. Mas as pessoas que o receberem o verão em negrito e itálico corretamente."

Clique para ver a versão atualizada deste FAQ, em inglês, espanhol, ou esperanto, saber sobre ideias e futuras funcionalidades do Qwasap, ou contactar os desenvolvedores.

Compare com
12 Miles | Radius Chat
Seguir

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...