Apps permitem enviar mensagens sem internet

E se eu não tiver Wi-Fi?, nem dados móveis!, poderei enviar mensagens para meus vizinhos, para o pessoal da minha turma, do meu bairro? A pergunta parece por si só absurda; mas a resposta é que na verdade, sim!: teoricamente é possível continuar se comunicando com apps como estes:

A performance dos apps a seguir pode variar de acordo com vários parâmetros como sistema operacional, características de Bluetooth - em especial, funcionarão no seu melhor se o dispositivo tiver suporte a Bluetooth Smart / Low Energy (LE); você pode obter essa informação para seu dispositivo, ou para outro que eventualmente esteja pensando em adquirir, recorrendo a sites como o Device Specifications: na página do dispositivo escolhido, role a tela até a seção detalhada sobre o Bluetooth, e verifique se a funcionalidade Low Energy (LE) está presente:
Tela com especificações detalhadas de Bluetooth do site Device Specifications
A partir do Android 8 (Oreo), certifique-se de que o dispositivo possui suporte a WiFi Aware.

Especialmente no Android, considere testá-los individualmente (um por vez!: não é recomendável ter muitos deles instalados simultaneamente, pois podem interferir mutuamente em suas operações) para decidir qual ou quais se adapta(m) melhor ao seu caso ou gosto. Por fim, observe que ao usá-los estando offline ou quando houver alguma mudança de conectividade Bluetooth ou WiFi, é necessário algum tempo, de alguns segundos a poucos minutos, para que os apps refaçam suas conexões.



AnySay | Firechat (logo abaixo) | Bridgefy | Jott | Locayt | Briar | Murmur | ZombieChat | Telepathy | ...

Veja também: App permite compartilhar WiFi em troca de moeda virtual



Firechat | Apk download
Não espere as funcionalidades a que está acostumado em aplicativos como Telegram, Allo e Whatsapp. O destaque vai para a bem bolada arquitetura que permite que o app seja independente da Internet e da cobertura das operadoras de celular.
Firechat: Offline messaging; mesh network
Sem internet? A "mágica" é explicada pela utilização do wi-fi e do Bluetooth dos dispositivos para formar nós de rede entre usuários. Assim, em regiões com baixa densidade populacional - onde provavelmente pouca gente terá o app instalado - a funcionalidade offline será precária: Quanto mais usuários tiverem o Firechat instalado, mais efetivo ele será! Logo, considere convidar pelo menos algumas pessoas a instalar (e manter) o aplicativo em seus smartphones (Android ou iOS). Os desenvolvedores estimam ser suficiente que 5% dos habitantes instalem o app para cobrir uma cidade. Além disso, como as pessoas estão se movimentando o tempo todo, e eventualmente algumas delas se conectam à internet, o Firechat conseguiria entregar as mensagens não importa a distância - como um mensageiro comum. Assista o vídeo a seguir para entender melhor.

Além das conversas privadas, é possível participar de milhares de salas de chat públicas, sobre os mais diversos temas. Para criar ou entrar em uma nova sala basta clicar no sinal de "+" e escolher um nome, sem espaços, como, por exemplo, "UFRJ", "USP", "ProtestoMASP" ou "Greve_Curitiba". Obviamente, você precisará chamar seus contatos para o bate-papo, ou a sala ficará, provavelmente, vazia. Para divulgar uma sala no Firechat, digite seu nome precedido de hashtag em qualquer bate-bapo (por exemplo, "#Londrina"). Para linkar externamente, use http://firech.at/nomedasala (por exemplo, http://firech.at/Brasil ). Se tem interesse no tema "redes em malha ponto-a-ponto (P2P, peer-to-peer)", pode participar dentro do Firechat de salas como a #Meshnetworks. E não deixe, claro, de participar da sala de bate-papo de sua cidade.
Nota: Em alguns dispositivos a estabilidade da conexão WiFI pode ser afetada negativamente pelo Firechat: depois de instalar, observe sua conexão sem fio, se ela não começa a cair mais do que antes, o que poderia ser um efeito colateral indesejado da operação do app.


Bridgefy | Apk download
É um app de mensagens offline que permite que você se comunique com amigos e família sem uma conexão à Internet ou SMS, naquelas situações em que você pode perder conectividade, tais como festivais de música, estádios, comunidades rurais e viagens ao exterior. 



Estas são as maneiras em que você pode se comunicar:
  • Pessoa a pessoa
    Envie mensagens diretamente a outras pessoas que estejam a ~100 metros de você, sem usar Internet.
  • Modo mesh
    Converse com pessoas a mais de 100 metros de você conectando-se através de outros usuários de Bridgefy encontrados no meio. Exemplo: a pessoa 1 pode falar com a pessoa 3 se a pessoa 2 estiver no meio, fazendo possível a distância de 200 metros. O mesmo vale para um número ilimitado de pessoas na cadeia. Não se preocupe! Suas mensagens são seguras e não podem ser lidas pelos intermediários.
  • Online
    Utilize a  Internet para comunicar-se com pessoas em qualquer parte do mundo.
  • Broadcast (Público)
    Comunique-se com todos os usuários de Bridgefy ao seu redor, mesmo que não estejam em seus contatos.

Nas configurações do app, recomendamos ativar a opção de auto-gerenciamento de Bluetooth ("Auto-manage mode").
Observe que na versão analisada (2.0.4), o Bridgefy para Android apresenta excelente conectividade offline, no entanto, possui falhas no sistema de notificações que prejudicam bastante sua utilização.



Jott Messenger | Apk download
possui interface modernosa e recursos extras no modo online, como possibilidade de enviar adesivos, vídeo-mensagens, desenhar nas fotos, adicionando texto e emojis, além de características especiais para uso em escolas. Funciona offline utilizando Bluetooth e a antena WiFi dos dispositivos, criando uma rede hiperlocal entre os usuários que permite que se comuniquem mesmo sem dados móveis - dentro da faculdade ou em um evento, por exemplo.



Locayt | Apk download
Esqueça o fato do app ser polonês; você não deverá ter problema para usá-lo quanto a isso, já que a maioria das telas está traduzida para o inglês. Basicamente contará com três telas, que podem ser acessadas deslizando o dedo para a esquerda ou direita: a tela para conversas públicas, a que mostra as pessoas perto e mensagens privadas, e a tela de configurações; observe que nesta última há um texto que acabou não sendo traduzido, o do botão "Zapisz", que significa "Salvar". Além da ótima conectividade via Bluetooth, para quando não tiver acesso à internet, o Locayt permite que os usuário se "teletransportem" para outras localidades: basta digitar o nome do país ou cidade na tela de chat público. O app tem alguns bugs e pequenos defeitos de interface, que no entanto não impedem sua utilização eventual. Assim como no Briar, um inconveniente do Locayt é a necessidade de refazer login no app ao iniciar o smartphone; interessantemente, no entanto, notifica sobre pessoas próximas ainda que o login não tenha sido realizado. A partir do Android 6 Marshmallow, certifique-se de que o app tem permissão para acessar a localização (em Configurações -> Aplicativos -> Locayt -> Permissões -> Localização). Um ponto irônico ou tragicômico acerca da operação do app, que tem foco no funcionamento sem internet, é justamente requerer uma conexão à Internet para fazer o login. App apresenta instabilidades importantes, e versão testada (0.79) não ganhou atualizações desde fevereiro de 2016. Eventuais novidades poderão ser conferidas aqui.



Briar | Apk download

Possui uma das melhores conectividades offline, e fornece mensagens privadas, fóruns, e até blogs. Briar é um aplicativo de mensagens projetado para ativistas, jornalistas e qualquer outra pessoa que precise de uma maneira segura, fácil e robusta de se comunicar. Ao contrário dos aplicativos de mensagens tradicionais, o Briar não depende de um servidor central: as mensagens são sincronizadas diretamente entre os dispositivos dos usuários. Se a internet cair, o Briar pode sincronizar via Bluetooth ou Wi-Fi, mantendo as informações fluindo em uma crise. Com internet, o Briar pode sincronizar através da rede Tor, protegendo os usuários e seus relacionamentos de vigilância indevida. Para os que não precisam de todo o rigor da segurança e privacidade proporcionadas pelo app, a exigência de login sempre que se reinicia o smartphone poder ser um inconveniente.



Também podem te interessar: App permite compartilhar WiFi em troca de moeda virtual | Salas de chat de cidades no Firechat | Apps para interagir com a vizinhança e pessoas próximas | Muito além do Whatsapp - Aplicativos de mensagens que não merecem ser ignorados .

💡 Veja as últimas notícias publicadas no nosso canal.
🤖 Consulte uma Inteligência Artificial.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário