Muito além do Whatsapp - Aplicativos de mensagens que não merecem ser ignorados

Mensageiros

Telegram | Allo | Zello | Voxer | Wire | ICQ | Bleep | Inbox | Quickie | U | Cyber Dust | reTXT

Veja ainda: Mensageiros sem WiFi e dados móveis

Atualização: Alguns dos mensageiros listados, como o Firechat e o Google Allo, foram descontinuados.

Telegram
O Telegram é robusto, possui interface limpa, e conta com clientes oficiais e de terceiros para inúmeras plataformas, não sendo improvável que um ou outro de seus contatos já tenha algum deles instalado. Funcionalidades em destaque: pré-visualização de links e vídeos; edição de mensagens já enviadas, chat secreto com definição de tempo para auto-destruição de mensagens; adesivos elegantes, de alta qualidade; clientes oficiais para dispositivos móveis, desktop (Windows, Mac, Linux) e Web; canais com número ilimitado de membros; supergrupos (participe com comodidade e privacidade através de identificadores ou links de convite, sem ter que passar seu número de telefone para terceiros e muito menos publicá-lo em redes sociais) com dezenas de milhares de membros, com recursos de moderação acima da média; infraestrutura de chatbots (que adicionam funcionalidades ao mensageiro); play automático de mensagens de áudio sequenciais; pesquisa de imagens para compartilhamento; criação de GIFs; editor de fotos com recorte, desenho, e adição de adesivos; realização de chamadas. Compare com Allo, Whatsapp, Facebook Messenger e ICQ.

Google Allo
Possui integração sem paralelo com funcionalidade de buscas e outros serviços do Google, além de respostas predeterminadas, sugeridas pelo sistema de acordo com o contexto. Permite ajustar o tamanho das mensagens e emojis. Assim como o Telegram, permite enviar adesivos, GIFs e criar chats secretos com timer de autodestruição. Um recurso interessante do Allo é o de permitir enviar mensagens gratuitamente para qualquer contato, esteja na agenda ou não, que não tenha o app instalado (neste caso, as mensagens são entregues, via de regra, como SMS, podendo o destinatário responder normalmente). Embora não seja requisito, é recomendável que os usuários Android (em especial, os que não tem o Allo instalado) ativem as "Mensagens de visualização de apps" na seção Google das configurações, o que permite receber e responder às mensagens em uma interface conveniente. Saiba mais aqui. Compare com Telegram, Firechat, Facebook Messenger e Whatsapp.

Zello Walkie-talkie
Funciona como um walkie-talkie privado, mas conta também com comunidades de mensagens por voz, sobre os mais diversos temas, permitindo que os usuários criem seus canais livremente. Você pode começar a usar o app após um breve cadastro, mas recomenda-se dar antes uma olhada nas inúmeras opções de configuração, de modo a ajustar a experiência de uso do Zello de acordo com suas preferências pessoais; sugerimos que na seção Comportamento, desmarque a opção "Iniciar Zello na inicialização do telefone" (não se preocupe, você ainda será notificado caso receba mensagens pelo aplicativo). Depois de aberto, mesmo com a configuração indicada anteriormente, um ícone do app permanece na área de notificações de forma persistente, até a desconexão manual ou desligamento do aparelho. Compare com Voxer.
Algumas configurações do aplicativo

Voxer Walkie-talkie
Permite enviar textos e imagens como os outros apps, mas o grande negócio do Voxer são as mensagens de áudio. Possui uma interface bem polida e funcional, além de um widget para Lollipop. Embora ofereça uma versão "Pro" (que basicamente adiciona a possibilidade de ouvir as mensagens de áudio ainda que o usuário não esteja com o Voxer aberto), a versão grátis é suficientemente interessante para que muitos usuários mantenham o mensageiro instalado em adição ou mesmo como substituição aos mais tradicionais mensageiros do Android. Ao instalar, não se surpreenda se alguns de seus contatos já aparecerem como usuários do Voxer. Compare com Zello.

Wire
Possui funcionalidades básicas de mensageiro, com uma interface às vezes confusa e pouco conveniente, destacando-se pela qualidade alegadamente acima da média das chamadas VoIP. Compare com Skype.

ICQ Messenger
Com notáveis melhoras a cada versão, o ICQ proporciona a mesma base de funcionalidades dos principais apps do segmento (envio de textos, áudio, imagens), mas vai além com "recall" (permite apagar mensagens (textos, fotos etc) enviadas, do próprio dispositivo e do destinatário) e função "explorar" (que mostra grupos de usuários na redondezas, com diversas temáticas; permitindo criar livremente comunidades públicas de bate-papo; observe, no entanto, que algumas delas, na ausência de ferramentas de moderação adequadas, são tomadas por spam), sendo o primeiro mensageiro a alegadamente oferecer videochamadas criptografadas. Suas versões Web e Desktop (Windows, Mac OS, Linux) limpas e modernas - esqueça o antigo ICQ com interface poluída - são das melhores entre os aplicativos do gênero. Compare com Telegram, Whatsapp, Cyberdust e U.

Bleep
App básico com chamadas, mensagens de texto e imagens. Se sobressai por possuir um dos mais bem implementados modos "surruro" ("whisper"), que com um único toque permite criar um canal de comunicação onde as mensagens se auto-destroem depois do tempo determinado de 25 segundos. Compare com Cyber Dust, Inbox Messenger, Ansa Messenger e SpeakOn.

Inbox Messenger
Com uma interface simples, permite enviar texto, imagens, vídeos e mensagens de voz. Seu ponto forte está na privacidade, ao possibilitar remover (fazer "recall") de mensagens (textos, fotos, etc) já enviadas com o simples deslizar do dedo para a esquerda. De fato, é possível utilizar o mesmo recurso para uma conversa inteira, que será então removida dos dispositivos de ambos os contatos. Compare com Cyber Dust, BleepAnsa Messenger e SpeakOn.

Quickie Messenger
Aplicativo primordialmente voltado ao público mais jovem, permite enviar mensagens rápidas (pequenos textos; rabiscos; selfies e divertidas fotos sequenciais) sem a necessidade de apertar a tecla de Envio. Compare com Snapchat.

U Messenger
Mensageiro que não deixa a desejar em recursos, implementando todos aqueles básicos encontrados nos serviços de mensagens mais conhecidos, e indo além com suas opções de mensagens agendadas, auto-destruíveis, e "recall" (que permite apagar mensagens - textos, fotos, etc - enviadas, do próprio dispositivo e do destinatário). Compare com reTXT e ICQ.

Cyber Dust
Neste app as mensagens são, por default, apagadas automaticamente alguns segundos após a visualização. É possível "seguir" e ser "seguido" através do recurso "blast" - que permite fazer broadcasting (publicar) para grupos de amigos (contatos) ou para contatos + seguidores. Compare com Inbox Messenger, ICQ, Bleep, SnapchatAnsa Messenger e SpeakOn.

reTXT
Possui as funcionalidades padrão de outros aplicativos de mensagens (como envio de imagens, vídeos e áudio), mas permitindo deletar, editar e solicitar "esclarecimento" de mensagens já enviadas ou recebidas. Compare com U Messenger e Page Messenger.

Firechat, Bridgefy, Jott, Briar, Zombiechat, ... - Comunique-se mesmo sem Internet
Envie mensagens sem WiFi e dados móveis! Saiba como é possível.

Também podem te interessar:
Apps para interagir com a vizinhança e pessoas próximas

E ainda:
Kaboom | DeeMe | Facebook Messenger

💡 Veja as últimas notícias publicadas no nosso canal.
🤖 Consulte uma Inteligência Artificial.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário