Telegram tunadão

Conheça configurações, bots e recursos para aumentar a performance do mensageiro, e ainda poupar (precioso) espaço no smartphone.

Seja você um usuário que instalou o mensageiro recentemente, um fanático ("Testemunha de Telegram"), ou alguém no meio disso, poderá se aproveitar de pelo menos algumas dessas dicas para melhorar sua experiência de uso do app.

Poupando megabytes
A partir do momento em que passa a trocar muitas imagens, vídeos e arquivos com seus contatos, ou a participar de canais e grupos, é quase inevitável que seu smartphone comece a ficar lotado (quem nunca recebeu a mensagem "Espaço de armazenamento insuficiente" ao tentar instalar um novo app?)
Se esse é o seu caso, ou mesmo que não seja, mas acha enfadonho ter que ficar limpando e organizando constantemente o smartphone, eliminando as imagens indesejadas, recebidas, por exemplo, através de grupos, com certeza se beneficiará destas duas muito úteis configurações (acesse através do menu do Telegram: três barras horizontais na tela inicial, no topo, à esquerda): "Configurações de Cache" e "Salvar na galeria".
Nas configurações de cache você definirá por quanto tempo o Telegram irá armazenar arquivos na memória intermediária. Se seu smartphone está constantemente batendo nos 90% de espaço utilizado, recomendamos que mantenha esta opção em 1 semana. Se tem espaço de sobra, utilização de 70% ou menos - uma forma conveniente de conferir isso, é utilizando o app Avast Cleanup, que comentamos mais abaixo -, pode sentir-se confortável para estabelecer que o Telegram mantenha as mídias em cache por 1 mês ou até permanentemente. De todos modos, sempre será possível liberar espaço manualmente, apertando a qualquer momento a opção "Limpar Cache":
A opção de não "Salvar na galeria" permite poupar espaço extra, fazendo com que o Telegram mantenha as mídias somente na nuvem:
Se seu smartphone já estava pedindo arrego, conseguirá com essas configurações economizar valioso espaço para novos aplicativos. No entanto, repare que outros mensageiros e apps podem não armazenar os arquivos na nuvem, ou não possuir configurações que permitam o ajuste fino de armazenamento. Para esses casos, ou mesmo se preferir manter a opção do Telegram de "Salvar na galeria", recomendamos os apps Simpliclean ou Avast Cleanup (para Android), ou para iOS, o Avast Photo Space, que permitem, sem a necessidade de remover, otimizar o tamanho de imagens, de modo a poupar espaço de armazenamento. Além disso, eles classificam imagens e apps pelo tamanho utilizado, informação que pode ser bastante relevante no muitas vezes duro impasse ao decidir quais apps eventualmente desinstalar; no Android, boas alternativas sem anúncios sãos os apps Google Files Go e Photos.


Novas funcionalidades através de bots
A questão do espaço de armazenamento é mesmo importante para boa parte dos usuários (mesmo para os que utilizam cartões de memória, já que não é possível mover todos os aplicativos para a mídia externa). Enquanto não aparece nenhuma solução definitiva (streaming de apps?) os bots podem adicionar alguma funcionalidade aos mensageiros e outros apps que utilizamos, sem a necessidade de novas instalações. Muitas vezes a interface proporcionada pelos bots não é tão conveniente quanto a dos apps dedicados, mas o espaço economizado pode compensar. Por exemplo, eu gosto dos apps que adicionam filtros às imagens, como Prisma, Vinci, e Icon8. De fato, tinha 2 deles instalados. Mas, com o espaço limitado, tive que abrir mão (mas não totalmente!) de um deles, ao tentar instalar um outro app e receber a famigerada mensagem "Espaço insuficiente". "Não totalmente" porque agora uso o bot Prisma quando desejo aplicar algum de seus filtros, perdendo alguma conveniência na interface, é verdade; mas é um preço bastante justo a se pagar. E se eu quiser ou precisar desinstalar o Vinci, também conto com o bot respectivo e ainda com o Icon8. Claro que não existem tantos bots quanto apps, não sendo possível optar sempre por essa alternativa, mas com apenas um ano e meio do lançamento da plataforma de bots, já existem muitos interessantes por aí, rivalizando com alguns apps e até com funcionalidades sem par. Como outros exemplos de bots, veja mais abaixo como utilizar o Telegram como player de música e aprenda a acessar notícias e posts do Instagram, Facebook, Youtube e Twitter. Pode também pesquisar aqui outros dentre os melhores bots do Telegram.

Multiplataforma e compartilhamento de arquivos
Se é o caso de você possuir mais de um dispositivo (smartphone e desktop, por exemplo), vale a pena instalar o Telegram em seu computador (seja Windows, Linux ou Mac) para acompanhar comodamente as notificações naquele que estiver mais ao seu alcance, sendo ainda em geral mais ágil ou confortável digitar em um teclado físico do que no smartphone. Mas para além disso, é uma forma bastante conveniente de compartilhar arquivos com você mesmo entre equipamentos diferentes. Envie o documento (o Telegram aceita todos os tipos), imagem, link... para você mesmo, para poder depois resgatá-lo, fazer download, no outro dispositivo. Note que ao compartilhar, você pode selecionar um grande número de itens por vez, já que o Telegram não limita a dez, como faz atualmente o mensageiro mais popular. Se você usa o segundo dispositivo apenas eventualmente, e não quer mesmo instalar nada nele, pode recorrer à versão web do Telegram, acessível através de qualquer navegador. Um atalho no smartphone para a "conversa consigo mesmo" é acessado clicando no menu e em seguida no ícone de nuvem.




Utilizando o app como tocador de música
Aproveitando a funcionalidade do Telegram de executar automaticamente mídias de áudio sequenciais, você pode usá-lo para ouvir as músicas que desejar. Compartilhe os arquivos de música com você mesmo ou toque aquelas enviadas em diversos grupos e canais. Pode ainda recorrer a bots como o Classical Music, que permite buscar e baixar música clássica, ou a vários outros bots que permitem executar ações como encontrar músicas diversas e baixar áudios de vídeos do Youtube; por exemplo, você pode utilizar o bot @vid inline em conjunto com o Youtube Audio Downloader ou o YOT (veja imagem abaixo). Note que o tocador de áudio do Telegram pode funcionar completamente em background, o que permite continuar curtindo suas músicas mesmo com a tela desligada ou enquanto usa outros apps. Depois de escutar uma vez, é possível tocar as músicas novamente mesmo sem uma conexão à internet, enquanto estiverem no cache (leia acima sobre as configurações de cache do Telegram).
Bots do Telegram para baixar aúdios de vídeos

Usando o Telegram para ler notícias e se inscrever em posts de blogs, do Instagram, Youtube e Twitter
Embora alguns grandes sites de notícias já tenham canais no Telegram, a verdade é que a maioria não tem ou não estão suficientemente segmentados. Uma forma talvez mais conveniente é recorrer a bots como o Feed Reader, que permite subscrever-se em atualizações via RSS e receber diretamente no Telegram posts de blogs, do Instagram, Twitter, Youtube e Facebook. Como exemplo, vamos nos inscrever no feed de manchetes de primeira página da BBC Brasil, em perfis do Instagram, e perfil e termos de busca do Twitter. Inicie o bot e digite /add http://www.bbc.co.uk/portuguese/index.xml para se inscrever nas notícias da BBC Brasil (pegue outros links de feeds da BBC, aqui, e por exemplo, da Folha de S. Paulo, aqui. Você pode buscar feeds através do comando /search "portuguese" termos de busca; por exemplo: /search "portuguese" Portugal e /search dogs), digite /add https://www.instagram.com/chapolinoficial/ e /add https://www.instagram.com/souansiosa/ para receber os posts dos perfis Chapolin Sincero e Souansiosa do Instagram, /add https://twitter.com/jose_simao para se inscrever nos posts do "Macaco Simão" no Twitter e /add #OsSimpsons para se inscrever em posts do Twitter sobre Os Simpsons. Consulte a ajuda do bot digitando /help para conhecer outras possibilidades e configurações.

Animando as conversas com GIFs e adesivos
Utilize bots inline em qualquer conversa, como exemplificado a seguir, para ter acesso instantâneo a inúmeras imagens e stickers: @gif cachorros, @WJbot 👍, @sticker 😏, @gif sorriso@bing pés femininos, @wjbot 🙄, @pic orange

Conversando sem recorrer aos grupos tradicionais
Participe de bate-papos geolocalizados através de bots como o 12 Miles e o Qwasap.

Muitos contatos, grupos, bots e canais
Com o tempo, pode ser que você tenha muitos contatos em sua lista, se inscreva em um monte de canais de seu interesse, e bots que você quer usar, mas que nem lembra o nome na hora de pesquisar. Dependendo da quantidade de itens, vai ser difícil pôr ordem nisso de qualquer jeito, mas, até certo ponto, pode ser útil criar pastas e atalhos para aliviar a zona. Veja como aqui.

Quer mais? Veja alguns canais sobre o Telegram com outras dicas e informações.

E ainda: Vale a pena trocar o Telegram padrão pelo Telegram X?

💡 Veja as últimas notícias publicadas no nosso canal.
🤖 Consulte uma Inteligência Artificial.

Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário